CURSO IV - TECNOLOGIA DO LÁTEX

Notícia publicada dia 23/09/2017

ESTA PRE-JORNADA SERA REALIZADA A PARTIR DE UM NÚMERO MÍNIMO DE PARTICIPANTES
Esta Pré-Jornada vai cobrir um amplo espectro de temas relacionados à tecnologia de látex de Borracha Natural e alguns aspectos de Látex de Borracha nitrílica.

Conferencistas

Ministrado por: Gunther Lottmann e Ludwyg Reyes (Guatemala) e participação especial de Maurício de Greiff (Colômbia)

Programa do Curso

 Látex de borracha natural, desde o seu início; Dispersões;
 Desafios técnicos e logísticos na comercialização da borracha NR e do Látex;
 Princípios gerais de uma Formulação; Formação de películas;
 Controle do avanço da vulcanização na preparação do látex;
 Pegajosidade das películas do látex, Concentração do látex de borracha;
 Uso do laboratório como ferramenta da produtividade;
 Vantagens do uso do látex prevulcanizado;
 Tecnologia para produzir borrachas especiais;
 A fábrica perfeita.


Látex de borracha nitrílica
Ministrado por Marcia Valéria Oliveira da Silva (Participação especial)
 Látex - definição e tipos;
 Processos e seus aditivos;
 Características e propriedades dos monômeros;
 Formulações - Cálculos e aditivos
 Aplicações - sugestões de formulação

CONHEÇA OS MINISTRANTES

Gunther Lottmann (Guatemala)
Bacharel e mestre em Química pela Universidade del Valle de Guatemala, Presidente da Elastic Projects S.A. e Gerente da Unidade Industrial e Comercial do Grupo Agroindustrial Occidente. Possui mais de 30 anos de experiência na Indústria de Borracha Natural, responsável por plantações, fábricas de transformação, processamento e comercialização de produtos acabados.

Membro Fundador, Diretor e Líder da Unidade de Borracha Natural da "Sociedad Latinoamericana de Tecnologia del Caucho (SLTC) desde 1990. Vem liderando esforços em pesquisas fundamentais e revisando trabalhos que acabaram em publicações na América Latina, Europa e Ásia, por mais de 25 anos.
Vem participando ativamente como presidente e palestrante em vários fóruns regionais e internacionais sobre tecnologia e marketing de látex e borracha natural.

Ludwyg Reyes (Guatemala)
Engenheiro químico pela Universidade de San Carlos da Guatemala. Sua experiência envolveu cargos de administração geral e técnica, bem como consultor internacional de produtos de látex e borracha, impactando no desenvolvimento de empresas na Guatemala, México, Colômbia e Peru.
Sua atividade de consultoria se concentra no aperfeiçoamento de processo, no desenvolvimento de gestão, em equipamentos de produção (RR.HH) e em novos produtos de diferentes naturezas.

Participação Especial:
Maurício de Greiff (Colômbia)
Engenheiro químico formado pela Universidade Pontifícia Bolivariana com especialização no Instituto Alemão de Tecnologia de Borracha (DIK de Hannover). Tem 32 anos de experiência na indústria de borracha e látex. Consultor Industrial nas áreas de Calçado, Pneus, Recauchutagem, Extrusão, TPE, Borracha Natural e Processo de Imersão para Produtos de Látex.
Co-autor de várias publicações e livros como Applied Rubber Technology da Plastics Pocket Power series, Editorial Hanser, 2001. Contribuições e participação no livro Injection Molding Handbook, editado por Osswald, Turng, Gramann, da Hanser Publishers, eds. 2001 e 2008.

Márcia Valéria Oliveira da Silva (Brasil)
Química e Mestre em Ciências de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Eloisa Mano, IMA-UFRJ. 27 anos de experiência na Nitriflex, tendo atuando nas áreas de Desenvolvimento de Produtos e Processos em borracha e látex. Responsável pelos laboratórios de Desenvolvimento, Caracterização e Controle de Qualidade. Atualmente responsável pelo Desenvolvimento de Mercado e Assistência Técnica, desenvolvendo junto aos clientes no Mercado Interno e Externo novas oportunidades de usos/aplicações para os produtos Nitriflex.

<< Voltar